O modelo de negócio de uma empresa muitas vezes pode exigir que informações confidenciais sejam compartilhadas imediatamente com usuários e clientes autorizados em todo o mundo, mas isso requer meios sofisticados e vigilantes para garantir que sejam compartilhadas com segurança.
O compartilhamento de documentos, em geral, pode apresentar oportunidades para que pessoas mal-intencionadas tentem obter acesso aos documentos de um concorrente. Também pode abrir caminho para o upload de dados contendo malware acidentalmente.
Proteger a empresa como um todo deve ser uma prioridade para evitar perda ou comprometimento de informações confidenciais do cliente. Essa proteção é vital, uma vez que danos à reputação de uma empresa podem ter um impacto devastador para a continuidade do negócio.
Com uma porcentagem maior da força de trabalho trabalhando em casa, as empresas podem precisar reavaliar suas políticas e práticas atuais e implementar novas regras para proteger suas informações.
Então, como você garante que as informações confidenciais de sua organização não vazem para o público? Comece implementando práticas recomendadas de segurança da informação em seu negócio.
1. Mantenha seu trabalho em redes seguras
Quando você conecta um computador de trabalho a uma rede pública, suas informações confidenciais se tornam vulneráveis. Um cibercriminoso habilidoso levará apenas alguns minutos para obter acesso às informações que você envia e recebe pela mesma rede, se você não tomar cuidado.
Se você planeja trabalhar em um local remoto, certifique-se de conectar seu laptop a uma estrutura de acesso segura ou usar uma VPN.
2. Livre-se de arquivos que não são mais relevantes
Depois que um documento ou arquivo perde sua utilidade, ainda há um motivo para mantê-lo por perto? Caso contrário, é melhor usar um método seguro para descartá-lo.
Você pode pensar que alguns arquivos serão usados novamente no futuro, mas pare um momento para pensar sobre isso. Pode ser a hora de uma limpeza. Exclua seus documentos e cópias desatualizadas de arquivos de seus computadores e servidores em nuvem.
3. Limite o acesso aos arquivos
O acesso às informações certamente é importante para a produtividade de seus funcionários, mas eles não devem ter mais acesso do que precisam. Se uma pessoa ou parte não autorizada tiver acesso aos recursos de um funcionário, isso significaria que mais dados podem ser roubados.
Os funcionários também podem vazar informações involuntariamente. Funcionários desonestos podem roubá-lo.
Ao limitar o número de arquivos com apenas o que os funcionários necessitam para manter sua produtividade, você pode reduzir a quantidade de informações expostas se um vazamento ocorrer.
4. Use uma infraestrutura de TI segura para o acesso, armazenamento e compartilhamento de arquivos
Os arquivos confidenciais sempre devem ser compartilhados com segurança, mas a infraestrutura de tecnologia atual em seu local de trabalho pode não fornecer o nível de segurança de que você precisa.
Você pode pensar que, quando envia um e-mail, ele vai direto para a caixa de entrada do destinatário, mas isso não é necessariamente verdade. Os e-mails viajam do computador para o servidor de e-mail e, em seguida, para o servidor de e-mail dos destinatários antes de finalmente chegarem à caixa de entrada. A qualquer momento durante esse trânsito, os arquivos e mensagens podem ser interceptados por cibercriminosos.
Sua empresa precisa de uma infraestrutura de TI segura para o acesso, armazenamento e compartilhamento de arquivos que seja fácil de usar e criptografar as informações em trânsito e em repouso para que não possam ser acessadas mesmo que tenham sido roubadas.
NaaS é a chave para evitar interrupções futuras de segurança
O modelo de negócios “as a Service”, no qual empresas terceirizadas fornecem serviços de TI aos clientes por assinatura, foi nada menos que uma revolução. Em particular, Network as a Service (NaaS), ou a rede como serviço, salvou muitas empresas da necessidade de construir sua própria infraestrutura de rede internamente.
Configurar e operar dispositivos como roteadores e firewalls não é uma tarefa fácil, mesmo para especialistas em TI. Muitas empresas estão descobrindo que o NaaS é exatamente o que elas precisam para cumprir seus objetivos de segurança e proteção de dados, além de crescer como negócio.
Como principal benefício, o NaaS reduz muitos custos de TI, incluindo aqueles associados à infraestrutura, hardware, software, operações e manutenção. As despesas mais baixas se devem não apenas à terceirização, mas também ao conhecimento e experiência que os provedores de rede como serviço podem trazer para a mesa.
Com a rede como serviço, a maioria das empresas podem garantir a segurança de toda a rede de voz e dados para que todas as transações, aplicativos essenciais aos negócios e dados sejam mantidos e protegidos. Uma solução de segurança de rede totalmente gerenciada também pode eliminar pontos únicos de falha e evitar gargalos e intrusões.
O parceiro NaaS certo pode tornar o período de transição o mais tranquilo possível, minimizando despesas e erros, a exemplo da segurança e proteção de dados, conforme você implementa novos processos e equipamentos.
Ciberataques podem levar as empresas a um tempo de inatividade inesperado, por isso, a manutenção reativa não é suficiente para lidar com as demandas de rede das organizações modernas.
Os clientes NaaS podem detectar e até mesmo prever problemas de rede relacionados à segurança desde o início, realizando monitoramento proativo e manutenção preventiva da rede. As ferramentas utilizadas na adoção da rede como serviço podem gerar alertas quando um determinado site está exibindo uma latência alta, permitindo que o parceiro NasS comece a corrigir o incidente antes mesmo que o cliente saiba.
Uma arquitetura de rede como serviço deve “trabalhar com você” para implementar as melhores práticas de segurança e proteção de dados, com o uso de plataformas de hardware e software adaptadas às suas necessidades. Se você tem problemas específicos de compliance e regulamentos a cumprir, uma arquitetura NaaS também pode ajudar diferentes tipos de empresas a buscar um parceiro que tenha experiência com outras empresas do mesmo setor.
Sobre a Axians
A Axians suporta os seus clientes no desenvolvimento de infraestruturas e soluções digitais. Para isso, dispõe de uma oferta abrangente de soluções e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atendem de maneira completa as necessidades de seus clientes, combinada a uma estratégia de relacionamento profundamente humana e pessoal, com o propósito de melhorar a vida de pessoas e organizações.
Entre os serviços e solução estão cybersecurity, gestão de dados, Networking as a Service (NaaS), a empresa segue atuando em projetos de infraestrutura as a Service, Cloud Services, Data Center, DaaS (Devices as a Service), Networks, colaboração as a Service, digital workspace, managed services e business continuity.
O time de especialistas em consultoria, desenvolvimento, integração e serviços da Axians cria soluções personalizadas de transformação digital, capazes de contribuir sensivelmente para os resultados de negócios de seus clientes.
A Axians é uma marca da VINCI Energies