Tecnologias novas e transformadoras fazem parte do local de trabalho, mesmo antes da pandemia, permitindo que as empresas inovassem e prosperassem em um mundo cada vez mais digital.
Então 2020 aconteceu, e o que deveria levar anos teve que acontecer em apenas alguns meses ou menos.
De fato, a transformação digital tem sido a chave para responder à interrupção dos ecossistemas de trabalho e negócios, e a maioria das empresas intensificou seus esforços para atender a essa mudança repentina.
Oito em cada dez organizações aceleraram seus programas de transformação digital em 2020, de acordo com o Digital Transformation Index 2020 da Dell, que pesquisou mais de 4.000 líderes de negócios em todo o mundo. Além disso, 89% disseram que a pandemia destacou a necessidade de um ambiente de TI mais ágil e escalonável.
As empresas de hoje devem mudar seu foco do gerenciamento de tecnologia tradicional para projetos que deixem sua organização pronta para o futuro através da digitalização.
Separamos cinco razões pelas quais a digitalização da infraestrutura de TI se tornou essencial para qualquer empresa que busca crescer e se manter à frente da concorrência no que é agora um mundo digital em primeiro lugar.
1. Experiência digital sob grande demanda
O cliente de hoje, interno ou externo, espera o mesmo tipo de experiência em um ambiente profissional que ele tem com a tecnologia em sua vida pessoal. Mas, para uma empresa, isso pode ser um desafio.
Nunca houve mais opções, tanto em termos de como e de onde entregar os aplicativos, quanto com quem fazer parceria na entrega dos serviços.
As empresas exigem cada vez mais serviços de TI ágeis com uma capacidade de resposta eficaz a sua demanda tecnológica, e obter a experiência correta do usuário é uma parte crítica da transformação dos negócios.
Isso vai além da usabilidade de aplicativos para funcionários ou clientes externos e inclui a experiência de trabalhar com a equipe e infraestrutura de TI.
Para os líderes de tecnologia de hoje, a necessidade de manter a disciplina operacional em torno da segurança e do desempenho continuará sendo uma prioridade.
2. Ajudando os funcionários a serem mais eficazes
O envolvimento da força de trabalho é um tema quente, especialmente ao lidar com uma força de trabalho dispersa que pode nunca retornar totalmente ao escritório.
Os empregadores estão procurando novas maneiras de criar melhorias de produtividade, com a tecnologia digital desempenhando um papel fundamental para ajudar os funcionários a se tornarem mais eficazes em suas funções principais, dentro e fora do escritório.
A transformação digital oferece uma oportunidade valiosa para funções de negócios centrais, como finanças e RH, para se afastar de processos manuais e automatizar áreas-chave como folha de pagamento, permitindo que os líderes se concentrem em oportunidades de negócios mais amplas.
O papel da rede no suporte à inovação, permitindo o trabalho remoto e fornecendo acesso à tecnologia e serviços sob demanda, é fundamental para fornecer um ambiente que permite aos funcionários alcançarem o sucesso.
Mas a pressão para fornecer experiência no nível do consumidor, com excelente desempenho e segurança de nível empresarial pode significar que os serviços sob demanda corram o risco de se tornar um grande desafio para os departamentos de TI.
3. A segurança é uma das principais prioridades da empresa
À medida que olhamos além do trabalho remoto imposto pela pandemia para modelos de trabalho híbridos que incorporam as diferentes necessidades de estilo de vida dos trabalhadores, medidas de segurança atualizadas são especialmente importantes.
Os executivos precisarão equilibrar as estratégias de segurança que funcionam para a equipe interna com medidas que ainda mantêm os funcionários remotos em redes e dispositivos pessoais seguros.
Para permitir que os efeitos da transformação digital sejam realmente transformadores, os CIOs devem se cercar de parceiros de negócios e de tecnologia que entendam objetivos mais amplos e possam operar de forma honesta e transparente para atingir essas metas.
Portanto, é essencial que as empresas implementem uma estratégia de segurança de forma consistente em todas as redes, aplicativos e dados, quaisquer serviços ou provedores de serviços que estejam sendo usados.
4. Fortalecendo parcerias de negócios
As demandas dos clientes estão aumentando e a competição nas indústrias se torna ainda mais feroz. As empresas estão cada vez mais dependentes umas das outras, trabalhando com fornecedores e distribuidores, subcontratados e consultores especializados, com o objetivo de produzir uma gama diversificada de produtos e serviços que interessam aos clientes.
Por meio da construção de um processo digital em um estágio inicial e da integração da organização mais ampla com a tecnologia, as empresas ficam à frente da curva e se tornam mais disponíveis para futuros parceiros.
Os processos internos podem se tornar mais eficientes e flexíveis, com a capacidade de escalar conforme o negócio cresce. Com o tempo, a transformação digital produz as ferramentas para gerar ganhos de tempo e recursos, fortalecendo as parcerias comerciais.
5. Tome decisões melhores e mais rápido
Colocar dados e análises no centro de uma estratégia de transformação digital permitirá que as empresas aproveitem o big data.
As empresas hoje têm acesso a maiores volumes de dados do que nunca, em grande parte devido à Internet das Coisas (IoT). Com o conjunto certo de ferramentas analíticas, esses dados podem ser convertidos em valiosos insights de negócios que podem ser usados para tomar decisões mais precisas e rápidas.
Quanto mais ferramentas analíticas mais profundas estiverem incorporadas às operações de negócios, maior será a integração e o efeito que elas podem ter.
Aproveitar as tecnologias baseadas em IA pode ser a chave para explorar o potencial do big data.
As inovações em dados e análises estão constantemente surgindo à superfície, e muitos abrigam recursos avançados de IA que tanto modernizam os aplicativos existentes quanto filtram os dados em uma taxa mais rápida e confiável, todos apoiando os líderes em seus esforços para tomar as melhores e mais rápidas decisões que resultam em crescimento.
A cultura necessária para a transformação digital
As organizações com sucesso em impulsionar mudanças reais com tecnologias digitais tendem a ser aquelas onde os líderes estão voltados para o exterior, em termos de olhar para o que seus clientes e seu mercado realmente desejam, bem como reservar um tempo para olhar fora de seu espaço imediato para ver como outras organizações estão se adaptando às novas tecnologias.
Os líderes também colocam um esforço real em reunir ideias de inovação e melhoria contínua de infraestrutura de TI, funcionários, clientes e outras partes interessadas, além de colocar sistemas em prática para tomar medidas eficazes com base nelas.
Resumindo, trata-se de abertura a novas ideias, de onde quer que venham.
Sobre a Axians
A Axians suporta os seus clientes no desenvolvimento de infraestruturas e soluções digitais. Para isso, dispõe de uma oferta abrangente de soluções e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atendem de maneira completa as necessidades de seus clientes, combinada a uma estratégia de relacionamento profundamente humana e pessoal, com o propósito de melhorar a vida de pessoas e organizações.
Entre os serviços e solução estão cybersecurity, gestão de dados, Networking as a Service (NaaS), a empresa segue atuando em projetos de infraestrutura as a Service, Cloud Services, Data Center, DaaS (Devices as a Service), Networks, colaboração as a Service, digital workspace, managed services e business continuity.
O time de especialistas em consultoria, desenvolvimento, integração e serviços da Axians cria soluções personalizadas de transformação digital, capazes de contribuir sensivelmente para os resultados de negócios de seus clientes.
A Axians é uma marca da VINCI Energies