Normalmente, quando pensamos sobre incidentes relacionados à segurança de dados corporativos, a primeira coisa que imaginamos é um invasor externo, originado, por exemplo, de um grupo criminoso cibernético no exterior. No entanto, uma das maiores ameaças à proteção e segurança de dados da sua empresa pode estar sentado em uma mesa em seu escritório.
Enquanto os cibercriminosos estão cada vez mais sofisticados, grande parte da ameaça à sua organização vem de dentro. Isso não quer dizer que qualquer um de seus funcionários tenha intenções maliciosas, embora seja possível, mas eles podem ser mal treinados ou suas políticas de segurança de dados corporativos podem estar sendo mal aplicadas.
Para se ter uma ideia da gravidade, a pesquisa realizada pela empresa Code42 e divulgada na forma do: 2019 Data Exposure Report, os líderes de segurança da informação pesquisados apontam que 50 por cento das violações de dados tem origem a própria organização através dos seus colaboradores. Outras causas incluíram “atores externos”, a exemplo de malwares em 28 por cento, falhas de software em 27 por cento e vulnerabilidades de segurança antigas e não corrigidas.
Além disso, no estudo Cost of Insider Threats de 2020 do Ponemon Institute, os pesquisadores observaram que o custo médio global de uma ameaça interna foi de US$ 11,45 milhões, enquanto o custo médio de uma violação de dados no mesmo período foi de US $ 3,86 milhões.
A boa notícia é que a maioria desses incidentes é totalmente evitável, desde que você tenha as políticas corretas em vigor. Mas, para fortalecer sua postura de segurança e se proteger do inimigo interno, é importante saber como seus funcionários podem estar comprometendo sua segurança digital.
Enfrente as vulnerabilidades de segurança cibernética de sua empresa com ajuda do DaaS
Muitas das violações que ocorrem nas empresas se concentraram basicamente no perfil de apenas um usuário desavisado e uma vulnerabilidade conhecida em um laptop ou PC. Este é o novo desafio da segurança cibernética das organizações: construir um ambiente seguro em torno de sua rede é inútil se apenas um endpoint entre milhares mantiver a porta aberta para ataques.
O elo fraco da segurança corporativa pode ser hoje qualquer funcionário, trabalhando em qualquer máquina que possa ter um sistema operacional desatualizado ou um pacote antivírus expirado. Manter os escudos sempre erguidos tornou-se um enorme desafio para as empresas, muitas vezes sobrecarregando o departamento de TI.
De fato, novas tecnologias e processos, estão surgindo para lidar com o desafio de combater o enfraquecimento de segurança do endpoint. Um dos avanços mais importantes, que se concentra em manter o hardware e o software do dispositivo atualizados e protegidos é conhecido como dispositivo como Device as a Service (DaaS).
Se você não está familiarizado com o conceito de DaaS, ele é uma tendência que vem remodelando a aquisição de dispositivos nos últimos anos e deve continuar crescer fortemente.
De forma resumida, o Device as a Service muda o paradigma de aquisição de dispositivos como uma despesa de capital para o aluguel de computadores como uma assinatura mensal. Em vez de pagar antecipadamente por um conjunto de equipamentos que só fornece valor de negócios com o tempo, os clientes DaaS pagam com o tempo pelo valor que usam à medida que avançam.
As principais vantagens do DaaS são os benefícios de capital, principalmente a preservação do fluxo de caixa mensal.
Outros benefícios importantes incluem a capacidade de trocar máquinas sob demanda, substituindo rapidamente máquinas desatualizadas ou que não funcionam por dispositivos novos no Sistema Operacional e softwares mais recentes e aumentando ou diminuindo sua implantação para acomodar mudanças na força de trabalho.
É aqui que começa o impacto na segurança: apenas por ter os dispositivos atualizados executando o software mais recente, você eliminará muitas das vulnerabilidades mais exploradas em sua rede.
Quando você migra para o DaaS, não está apenas alugando um conjunto de dispositivos, mas, dependendo do provedor de serviços, também obtém uma grande variedade de suporte de TI e serviços de segurança.
Isso normalmente também é promovido como uma economia de orçamento, porque elimina grande parte da sobrecarga de seu departamento de TI com constantes patches e atualizações de dispositivos. Mas também coloca a responsabilidade de proteger a segurança do seu dispositivo em um contrato comercial com um Acordo de Nível de Serviço.
A segurança baseada em virtualização de dispositivos fornece uma forte camada de proteção em torno de suas soluções de segurança, protegendo-as de cibercriminosos e outros atores mal-intencionados.
Sobre a Axians
A Axians suporta os seus clientes no desenvolvimento de infraestruturas e soluções digitais. Para isso, dispõe de uma oferta abrangente de soluções e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atendem de maneira completa as necessidades de seus clientes, combinada a uma estratégia de relacionamento profundamente humana e pessoal, com o propósito de melhorar a vida de pessoas e organizações.
Entre os serviços e solução estão cybersecurity, gestão de dados, Networking as a Service (NaaS), a empresa segue atuando em projetos de infraestrutura as a Service, Cloud Services, Data Center, DaaS (Devices as a Service), Networks, colaboração as a Service, digital workspace, managed services e business continuity.
O time de especialistas em consultoria, desenvolvimento, integração e serviços da Axians cria soluções personalizadas de transformação digital, capazes de contribuir sensivelmente para os resultados de negócios de seus clientes.
A Axians é uma marca da VINCI Energies