O conceito de nuvem híbrida basicamente incorpora características de carga de trabalho, orquestração e gerenciamento em dois ou mais ambientes computacionais, normalmente, uma mistura de nuvem pública e privada.

Basicamente, as nuvens públicas funcionam fora do ambiente operacional da empresa e as nuvens privadas são executadas localmente nos data centers da organização. No entanto, os ambientes de nuvem têm se tornado cada vez mais complexos, mas nem sempre essa arquitetura atende aos requisitos do negócio.

Em todos os casos, a base de um modelo de nuvem híbrida é a combinação de infraestruturas de nuvem privada e pública que permitem que as cargas de trabalho se movam entre os dois ambientes interconectados.

Essa mutabilidade existente entre os ambientes de nuvem oferece às organizações maior flexibilidade e agilidade nas opções de implantação de dados.

Na prática, a nuvem híbrida oferece às empresas controle sobre seus dados com maior segurança, reduzindo a exposição potencial dos dados. As organizações podem escolher onde armazenar seus dados e cargas de trabalho com base na conformidade, política e requisitos de segurança.

O ambiente híbrido permite ainda que os times de segurança padronizem o armazenamento em nuvem redundante, um aspecto importante da recuperação de desastres e proteção de dados.

O gerenciamento centralizado de uma nuvem híbrida também permite a implementação de fortes medidas de segurança técnica, como criptografia, automação, controle de acesso, orquestração e segurança de endpoint para que as organizações possam gerenciar os riscos de maneira eficaz.

Segurança aplicada a nuvem híbrida

A segurança aplicada a nuvem híbrida refere-se aos procedimentos e processos adotados ​​para proteger dados, aplicativos e infraestrutura na arquitetura de nuvem híbrida. Isso inclui garantir a proteção de dados em repouso e em trânsito, bem como orquestrar controles entre os vários provedores de nuvem e todos os componentes locais.

Elementos de segurança que fazem parte da nuvem híbrida

Existem várias camadas de segurança aplicadas a uma arquitetura de nuvem híbrida.

  • Segurança física

Para os componentes de nuvem pública, a segurança física é de responsabilidade dos provedores. Para a nuvem privada, a infraestrutura interna deve ter câmeras, travas, acesso físico limitado e um ambiente controlado.

  • Segurança técnica

Uma variedade de medidas e protocolos de segurança devem estar em vigor para garantir uma proteção forte de dados e evitar violações de dados. Normalmente, eles incluem:

Criptografia: os dados em trânsito precisam de métodos de criptografia diferentes dos dados em repouso. Para dados em trânsito, assegure a criptografia de sessão de rede adequada. Para dados em repouso, garanta a criptografia total do disco e a criptografia do hardware.

VPNs: redes virtuais privadas fornecem conexões seguras entre componentes executados em ambientes diferentes.Outras medidas de segurança controles de acesso baseado em funções, monitoramento de alterações, backup de dados confiável, segurança de endpoint e autenticação multifator.

  • Segurança administrativa

A segurança administrativa envolve regras e procedimentos documentados, como:

  1. Processos de avaliação de risco
  2. Planos de recuperação de desastres
  3. Políticas de proteção de dados
  4. Treinamento de funcionário

Uma solução de nuvem híbrida pode dar à sua empresa o melhor dos dois mundos: a economia de um serviço de nuvem pública, junto com a segurança e flexibilidade de um ambiente de nuvem privada.

Se a empresa escolher este modelo, deve certificar-se de avaliar às ameaças de segurança exclusivas que os sistemas de nuvem híbrida enfrentam e seguir para manter seus dados seguros.

Sobre a Axians

A Axians suporta os seus clientes no desenvolvimento de infraestruturas e soluções digitais. Para isso, dispõe de uma oferta abrangente de soluções e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atendem de maneira completa as necessidades de seus clientes, combinada a uma estratégia de relacionamento profundamente humana e pessoal, com o propósito de melhorar a vida de pessoas e organizações.

Entre os serviços e solução estão cybersecurity, gestão de dados, Networking as a Service (NaaS), a empresa segue atuando em projetos de infraestrutura as a Service, Cloud Services, Data Center, DaaS (Devices as a Service), Networks, colaboração as a Service, digital workspace, managed services e business continuity.

O time de especialistas em consultoria, desenvolvimento, integração e serviços da Axians cria soluções personalizadas de transformação digital, capazes de contribuir sensivelmente para os resultados de negócios de seus clientes.

A Axians é uma marca da VINCI Energies