As empresas de hoje devem ter um forte foco no relacionamento com os clientes se quiserem ter sucesso em mercados digitais competitivos.
Isso não é novo, mas o que é uma novidade é o acréscimo da Internet das Coisas (IoT) ao cenário, e esse acréscimo pode ter um grande impacto no atendimento ao cliente das empresas nos próximos anos.
O aumento da conectividade leva ao aumento das expectativas dos clientes e isso, por sua vez, aumenta a demanda colocada nas empresas para atender a essas expectativas.
A Internet das Coisas vai tornar o atendimento ao cliente mais complexo, e essa mudança começa com as empresas que oferecem serviços de IoT. As telecomunicações precisarão ser capazes de entender seu serviço, mas também como o cliente usará da melhor forma, em casa ou no escritório e como os produtos das empresas deverão se sobrepor e interagir entre eles.
Na prática, a aceitação e desenvolvimento inicial de dispositivos inteligentes interconectados está mais lenta do que o previsto. Mas, a demanda pela tecnologia agora está se desenvolvendo em um ritmo rápido.
Essa demanda implementará novas pressões sobre os negócios e proporcionará às empresas novas oportunidades.
O que é a Internet das coisas?
A definição simples da Internet das Coisas (IoT) é a interconexão de dispositivos pela Internet. Ele permite que os dispositivos se comuniquem entre si e com os usuários, com uso de aplicativos e outros dispositivos.
A tecnologia foi demonstrada com o advento dos eletrodomésticos inteligentes. É a Internet das Coisas que agora nos permite controlar o aquecimento, a iluminação e outros eletrodomésticos de nossos telefones com soluções acionadas via dispositivos móveis.
Como a Internet das Coisas afetará as empresas?
A aplicação da Internet das Coisas vai muito além de geladeiras e torradeiras inteligentes. A integração de dispositivos em breve afetará todos os negócios.
IoT oferece às empresas oportunidades sem precedentes para coletar dados e automatizar o processo. Também oferece às organizações a oportunidade de desenvolver novos produtos ou serviços.
Os dispositivos IoT terão um grande impacto nas empresas. Mesmo aquelas que não atuam no setor de tecnologia.
A Internet das coisas pode tornar o atendimento ao cliente mais inteligente
Um benefício da Internet das Coisas na relação empresas-consumidores são os dados. Todos os dispositivos e tecnologias conectados que seus clientes possuem estão coletando constantemente dados sobre esses consumidores.
Se usados de maneira adequada, esses dados podem fornecer as ferramentas para alcançar seus clientes com mais eficiência, dando à sua empresa uma visão clara sobre o que seus clientes desejam e como eles estão usando os serviços que você fornece.
Caso as empresas utilizem esses dados para fornecer serviços de valor agregado aos produtos e serviços que já fornece aos seus clientes, poderá ver uma maior satisfação do consumidor final.
Este tipo de coleta e análise de dados tem um enorme impacto potencial, uma vez que mais itens são conectados ou equipados com sensores
No lado da manufatura, por exemplo, as empresas serão capazes de tirar conclusões sobre os usos anteriores de seus produtos e fazer planos para melhorar os produtos no futuro, melhorando atender às demandas dos clientes.
A tecnologia está quase chegando ao ponto em que um fabricante pode usar sensores para detectar quando uma peça de um produto está prestes a falhar e enviar uma peça de reposição ou agendar uma manutenção de rotina para substituir esse componente antes que o sistema tenha chance de falhar.
A manutenção preditiva mantém os clientes trabalhando com produtos o tempo todo, e isso melhora a visão do cliente sobre o produto que a empresa oferece.
O aumento na disponibilidade da tecnologia inteligente através da tecnologia IoT transformará os negócios
Ela fornecerá dados e automação mais inteligentes e mudará as expectativas do consumidor.
De pequenos dispositivos que economizam tempo a grandes aprimoramentos de produtos, a TI está prestes a se tornar uma parte integrante do produto, em vez de uma reflexão tardia.
Os consumidores exigirão dispositivos cada vez mais rápidos e inteligentes. Eles também exigirão serviços melhores e mais rápidos. São as empresas inteligentes investindo em tecnologia de IoT e aplicativos personalizados que serão capazes de acompanhar essas novas demandas.
Sobre a Axians
A Axians suporta os seus clientes no desenvolvimento de infraestruturas e soluções digitais. Para isso, dispõe de uma oferta abrangente de soluções e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atendem de maneira completa as necessidades de seus clientes, combinada a uma estratégia de relacionamento profundamente humana e pessoal, com o propósito de melhorar a vida de pessoas e organizações.
Entre os serviços e solução estão cybersecurity, gestão de dados, Networking as a Service (NaaS), a empresa segue atuando em projetos de infraestrutura as a Service, Cloud Services, Data Center, DaaS (Devices as a Service), Networks, colaboração as a Service, digital workspace, managed services e business continuity.
O time de especialistas em consultoria, desenvolvimento, integração e serviços da Axians cria soluções personalizadas de transformação digital, capazes de contribuir sensivelmente para os resultados de negócios de seus clientes.
A Axians é uma marca da VINCI Energies