As empresas modernas crescem e têm sucesso no clima corporativo de hoje por uma infinidade de razões diferentes. Alguns são conhecidos por seus produtos, outros por seus serviços e outros ainda por fatores menos facilmente definidos, como forte fidelidade à marca ou campanhas publicitárias cativantes.
Se você olhar para as organizações que realmente se destacam hoje como líderes claros em seus setores, fica claro que todas elas têm um fator comum: todas abraçam a inovação.
Esses líderes inovadores incluem organizações relativamente novas, como Uber e Netflix, que mudaram processos no centro de seus setores para perturbar o status quo, bem como empresas consolidadas como Samsung e Apple, que existem há décadas, mas devem seu sucesso contínuo à constante reinvenção e inovação.
Ainda assim, não importa seu setor ou posição atual, uma empresa não pode esperar manter uma vantagem competitiva se a inovação não fizer parte da estratégia geral de negócios.
Por que a inovação é importante para o sucesso do negócio e tem impacto sobre as receitas?
Todos nós já ouvimos a frase “adapte-se ou morra” e para que as empresas tenham sucesso no mundo moderno de hoje, essa é uma verdade universal.
Considere, por exemplo, a expansão massiva dos avanços tecnológicos na última década. Por causa desse crescimento extremo, as empresas foram forçadas a se adaptar e expandir mais do que nunca.
Essa necessidade de crescimento e mudança também oferece muitas oportunidades para as empresas. Olhando para o mercado americano, por exemplo, quase metade dos americanos concorda que o crescimento em tecnologia foi a maior melhoria de vida nos últimos 50 anos e, como resultado, as empresas que adotam a inovação têm uma vantagem considerável em atender às demandas de seus clientes.
Simplificando, as empresas não podem se dar ao luxo de sobreviver se não adotarem a inovação e a mudança. Aqui estão três fatores críticos sobre a importância da inovação nos negócios.
1. A inovação ajuda as empresas a crescer
Esse potencial de crescimento visto com a inovação é provavelmente o motivo pelo qual, em uma pesquisa recente conduzida pelo The Boston Consulting Group (BCG), mostra que 79% dos executivos pesquisados afirmaram que a inovação está entre às três principais iniciativas de negócios. A maior porcentagem desde que a pesquisa começou há quase uma década.
Além disso, o BCG observa que as organizações que ganham consistentemente altas classificações nas “50 empresas mais inovadoras” anuais têm um foco comum em ciência, tecnologia e desenvolvimento.
Essas empresas continuam a crescer enquanto se mantêm um passo à frente da concorrência, pois valorizam o impacto positivo da inovação.
2. A inovação mantém as organizações relevantes
As mudanças tecnológicas atuais levaram a uma nova era de inovação em modelos de negócios e setores, permitindo que novos negócios entrem no mercado e impacte seriamente as empresas já estabelecidas.
Na verdade, os executivos hoje acreditam que 40% das empresas da Fortune 500 serão eliminadas na próxima década devido a esse nível de ruptura digital. Assim como uma startup geralmente inova para entrar em um setor, as organizações estabelecidas precisam inovar para evitar a concorrência e permanecer relevantes neste ambiente em mudança.
3. A inovação ajuda as organizações a se diferenciarem
Embora o sucesso natural que a inovação traz possa ser recompensadora o suficiente para muitas empresas, seria um erro negligenciar outra vantagem importante: inovar ajuda as empresas a se diferenciar e a seus produtos da concorrência, que podem ser particularmente poderosos em uma indústria ou mercado supersaturado.
Ainda que agregar valor aos clientes deva sempre ser o foco principal da empresa, fazê-lo de uma forma memorável e diferente de todos os outros pode se tornar um elemento de destaque da identidade de sua marca e estratégia de negócios também.
NaaS oferece a capacidade de gerenciar os serviços de rede e ajuda as empresas a serem inovadoras
À medida que as empresas recorrem a serviços gerenciados para acessar a infraestrutura de rede principal, elas ganham a flexibilidade necessária e poder de inovação.
Assim como os fornecedores fornecem software na nuvem por meio de Software as a Service (SaaS), eles também oferecem equipamentos de rede, como roteadores, firewalls e terminais de rede de longa distância definidos por software (SD-WAN) por meio de um modelo de assinatura semelhante chamado Network as a Service (NaaS).
A ideia de Network as a Service é que a empresa agora está consumindo esse equipamento de rede como um serviço do fornecedor especializado, em vez de fazer um gasto de capital para comprar esse equipamento de rede.
Esse fardo de propriedade inclui ser capaz de implantá-lo, gerenciá-lo, atualizá-lo e saber o que fazer quando o equipamento estiver no fim de sua vida útil. Tudo isso agora é transferido para o provedor de rede que está oferecendo o equipamento de rede como um serviço.
Quando você pode terceirizar o gerenciamento da rede, permite que as empresas se concentrem no que é realmente importante para ela, a exemplo da inovação.
De fato, o NaaS permite que as empresas experimentem novas tecnologias, como inteligência artificial (IA), mais rapidamente no modelo de assinatura do que fariam se comprassem o equipamento de rede e mantivessem o mesmo equipamento por anos.
O NaaS permite que as organizações acompanhem o ritmo das inovações tecnológicas, fornecendo atualizações de rede mais rápidas e implantação mais rápida de novos recursos e funcionalidades.
Sobre a Axians
A Axians suporta os seus clientes no desenvolvimento de infraestruturas e soluções digitais. Para isso, dispõe de uma oferta abrangente de soluções e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atendem de maneira completa as necessidades de seus clientes, combinada a uma estratégia de relacionamento profundamente humana e pessoal, com o propósito de melhorar a vida de pessoas e organizações.
Entre os serviços e solução estão cybersecurity, gestão de dados, Networking as a Service (NaaS), a empresa segue atuando em projetos de infraestrutura as a Service, Cloud Services, Data Center, DaaS (Devices as a Service), Networks, colaboração as a Service, digital workspace, managed services e business continuity.
O time de especialistas em consultoria, desenvolvimento, integração e serviços da Axians cria soluções personalizadas de transformação digital, capazes de contribuir sensivelmente para os resultados de negócios de seus clientes.
A Axians é uma marca da VINCI Energies