Em tecnologia, determinamos os principais indicadores de desempenho (mais conhecidos como KPIs) para medir, entre outras coisas, o desempenho de um determinado ativo de TI. Eles podem medir desde o tempo decorrido durante uma parada (seja por manutenção programada ou não) até sua evolução nos processos de produção.

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) aplicados a manutenção preventiva e gerenciamento de ativos no ambiente de TI variam de acordo com a empresa, seus objetivos, estratégias e planos de ação. No entanto, existe um conjunto de indicadores considerados chave e usados com mais frequência nos ambientes de tecnologia.

Por que é crucial medir indicadores de manutenção preventiva e gerenciamento de ativos no ambiente de TI?

Os indicadores de manutenção preventiva e gerenciamento de ativos no ambiente de TI são importantes porque fornecem uma visão dos bastidores de como as empresas fornecem o suporte a sua infraestrutura tecnológica e operações de negócio. Você pode pensar que o serviço prestado é o melhor dos melhores, mas seus clientes podem perceber as coisas de forma diferente.

Os KPIs que definimos podem ser adaptados a diferentes ambientes de trabalho e de negócio e às necessidades de cada usuário. Portanto, é importante definir qual será os indicadores considerados “chave”, dando prioridade aos que nos ajudará a medir os dados que agregam valor ao negócio, os objetivos, a segurança, os orçamentos, etc.

Na maioria das vezes, na manutenção preventiva e gerenciamento de ativos no ambiente de TI, os KPIs são agrupados basicamente em 4 categorias. É comum que os indicadores com os quais trabalhamos possam se enquadrar em várias dessas categorias simultaneamente:

  • Indicadores de disponibilidade.
  • Indicadores funcionais.
  • Indicadores de custo.
  • Indicadores de confiabilidade.

As métricas de manutenção preventiva e gerenciamento de ativos no ambiente de TI fornecem números imparciais para você medir o sucesso de sua arquitetura tecnológica. Sem uma avaliação eficiente, é impossível saber em que áreas você está indo bem e o que precisa ser melhorado.

Controlar e melhorar KPIs: chave para uma empresa eficiente e preocupada com seus clientes

A otimização da gestão de um departamento de tecnologia responsável pela manutenção preventiva e gerenciamento de ativos no ambiente de TI afeta diretamente o volume de tarefas que ele pode realizar preventivamente e as executadas na corretiva.

Em muitas ocasiões, essas tarefas dependem da habilidade e conhecimento do gestor para realizar um correto planejamento dos planos preventivos, bem como da correta resolução das ações corretivas executadas por seus técnicos especializados.

Ferramentas de gestão e análise ajudam os gerentes a melhorar suas habilidades e tomada de decisões relacionadas à sua área de responsabilidade, como avaliação de fornecedores, análise de ativos, etc. Todos eles visam tornar uma empresa mais eficiente e preocupada com a satisfação dos seus clientes.

Ao introduzir indicadores de manutenção preventiva e gerenciamento de ativos no ambiente de TI, você tem análises de dados concretas para tomar melhores decisões e melhorar as lacunas para alcançar o sucesso completo nas três áreas principais mencionadas abaixo.

Medir o desempenho da equipe e ativos de tecnologia

As métricas de manutenção preventiva e gerenciamento de ativos medem a eficiência com que sua equipe está lidando com a performance dos ativos de tecnologia existentes em sua infraestrutura tecnológica, além das ações que visam garantir alta disponibilidade das operações de negócio.

Dá a você o conhecimento certo sobre as áreas cinzentas de sua equipe e, ainda, cria planos de melhorias operacionais, sessões de treinamento para atingir benchmarks de suporte e informações necessárias para a tomada de decisão quanto ao investimento em infraestrutura de TI.

Aumenta a satisfação do cliente

Sendo uma das métricas críticas de suporte aos ativos de tecnologia, a satisfação do cliente determina o quão feliz seus clientes estão com seu serviço através do uso de sua arquitetura tecnológica. Quanto maior a pontuação de satisfação, mais longo é o valor de vida do cliente (CLTV).

Aumenta a retenção de clientes

Medir a manutenção preventiva e gerenciamento de ativos dos ambientes de TI também fornece insights sobre as pontuações de satisfação do cliente. Colocar esforços para alinhar seus produtos e serviços aos seus clientes os mantém felizes e eles não apenas optam por manter sua empresa, mas também se tornarem defensores de sua marca.

Indicadores que auxiliam na melhor tomada de decisão

Indiscutivelmente, a maior vantagem em calcular e aplicar indicadores-chave de manutenção preventiva e gerenciamento de ativos no ambiente de TI é o profundo conhecimento e visão que você obterá das operações de negócio e processos internos. Assim, você pode entender o que está realmente funcionando (ou não) e onde há espaço para melhorias.

Estabelecer, cumprir e medir seus objetivos por meio de KPI ‘s de manutenção preventiva e gerenciamento de ativos não se trata apenas de garantir que a empresa seja produtiva, mas também desempenha um papel significativo na motivação e no crescimento da equipe.

O lucro permanecerá saudável e dentro das projeções, sem quedas ou perdas. A empresa também vai melhorar sua reputação, uma vez que a confiabilidade tende a aumentar com a redução dos riscos e do tempo de inatividade.

Por fim, você pode evitar reclamações dos clientes, o que evita que o atendimento ao cliente fique sobrecarregado.

Sobre a Axians

A Axians suporta os seus clientes no desenvolvimento de infraestruturas e soluções digitais. Para isso, dispõe de uma oferta abrangente de soluções e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atendem de maneira completa as necessidades de seus clientes, combinada a uma estratégia de relacionamento profundamente humana e pessoal, com o propósito de melhorar a vida de pessoas e organizações.

Entre os serviços e solução estão cybersecurity, gestão de dados, Networking as a Service (NaaS), a empresa segue atuando em projetos de infraestrutura as a Service, Cloud Services, Data Center, DaaS (Devices as a Service), Networks, colaboração as a Service, digital workspace, managed services e business continuity.

O time de especialistas em consultoria, desenvolvimento, integração e serviços da Axians cria soluções personalizadas de transformação digital, capazes de contribuir sensivelmente para os resultados de negócios de seus clientes.

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